sábado, 10 de dezembro de 2016

O BAMBU SÍMBOLO DO REIKI



O BAMBU não é exatamente um símbolo do Reiki ou da Medicina Chinesa, mas é um exemplo clássico de resiliência. Resiliência e a capacidade de restabelecer sua condição original depois que cesse a pressão. Esta fábula do Bambu e o Carvalho fala sobre isso:

"Diz-se que em certo bosque havia um imenso carvalho: árvore frondosa, de grosso calibre, com uma enorme copa, suas raízes eram grandes e visíveis. O carvalho esbanjava força. Próximo dele, havia um bambuzal. Eram milhares deles. Poucas folhas, raízes ocultas, e bem fininhos. Certa vez veio, sobre aquele bosque, uma tempestade fortíssima. Muito vento e muita chuva. 

Durante a tempestade o vento bateu em muitas árvores e as derrubou. Entre as que foram ao chão estava aquele majestoso e nobre carvalho. Sobreviveram outras de médio e pequeno porte, e os bambus que estavam lá. 

Durante a tempestade os bambus sacudiram de um lado para outro, mas não foram arrebatados pela força do vento. O carvalho tinha o caule muito grosso e inflexível. Quando vieram os ventos ele não pode suportar e a sua dureza o levou ao chão. As suas raízes eram muito visíveis e pouco profundas. Embora fosse mais bonito que o bambuzal, ele não possuía a flexibilidade e a profundidade das raízes do bambu. 

Os bambus sobreviveram porque, pelo fato de não ostentarem caules grossos e copa frondosa, eram capazes de se curvar quando vinha o vento. 

Outro fato que ajudou muito os bambus a ficarem de pé foi a união deles. Eram muitos bambus juntinhos - isto dava segurança. 

Fica a lição: se formos inflexíveis e rígidos com as pessoas não ficará ninguém junto de nós e, abandonados, cairemos na primeira grande tempestade da vida. Se, pelo contrário, formos humildes e flexíveis teremos muitas pessoas próximas a nós, virá a chuva, o vento, mas não cederemos porque há aí a humildade de se curvar".



Agradecemos a inclusão deste blog em seu compartilhamento.
Honre o Divino em você, honrando o Divino nos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário