quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Por que você se auto-sabota?

Por que você se auto-sabota? - By Prof. Horácio Frazão.

Segundo a psicologia cognitiva 98% dos obstáculos são projeções da mente, 2% são desafios que fomentam a criatividade. Sendo assim, vida é um campo de possibilidades para você ser feliz e não um campo de batalha.
Os obstáculos e o medo só estão em sua cabeça. Há uma lei biológica simples e direta que embasa todo o funcionamento do seu cérebro, logo sua fisiologia: auto-preservação. Tudo aquilo que a partir da sua percepção é encarado como risco ou ameaça, levará o seu sistema a reagir para te proteger do "perigo" ou "ameaça". O curioso é que boa parte do tempo você não tem um tigre correndo atrás de você ou alguma ameaça concreta colocando a sua vida em risco. Certo?

No entanto, você cria ficções, dramas mentais que o colocam em uma resposta de luta ou fuga. Uma reação típica de estresse. Quando isso acontece, seu sistema recruta toda a energia e química necessária para te proteger da ameaça e você começa a lutar contra a sua própria cabeça ou fugir dela, sentindo medo. O problema é que você pode sem se dar conta, associar ameaça a uma ideia ligada a algo que você gostaria muito de manifestar.

Por exemplo, pense em ter dinheiro agora? Esta ideia ativa que tipo de pensamento e sentimento? "Nossa, preciso pagar aquela dívida" "Não tenho dinheiro, como vai ser o final de ano"? "Que droga! Preciso de dinheiro". Percebe? Se ao pensar em dinheiro você se sentir estressado, seu sistema passará a interpretar esta ideia como perigo e tentará combater e lhe defender do dinheiro. Isto irá movimentar uma estrutura muito forte e criará o efeito da auto-sabotagem. Quanticamente sua realidade financeira ficará na mesma e será re-editada para o pior.

A menos que você comece conscientemente a pensar em dinheiro de forma prazerosa e nas possibilidades incríveis que ele proporciona. Se você fizer isso, seu sistema irá entender que tal pensamento não é ameaça e, sim, uma fonte de prazer, pois relaxa você. Nessas horas o seu cérebro, ao invés de produzir uma química de estresse, produzirá uma química de felicidade e acionará o seu sistema de recompensa. Fluirá por você dopamina, anandamida, serotonina, endorfina, ocitocina e outros neurotransmissores que o farão lhe sentir muito bem em relação aquela ideia. Esta é a chave.

Faça o seguinte daqui para frente: Relaxe o seu corpo, pense em algo que lhe causa apreciação, pode ser o céu estrelado, o mar, uma cena bonita, conecte-se com este sentimento e depois, com o seu corpo e mente bem relaxado, ensine o seu corpo a gostar da possibilidade que você quer colapsar. Pense nela, mas com um sentimento de serenidade e bem-estar, mantendo o seu corpo relaxado.


Faça isso regularmente. Isto é tudo que você precisa para eliminar o efeito da auto-sabotagem e manifestar uma nova realidade. Lembre-se, se você estiver no modo de combate, todo o universo entrará em combate com você. Mas se assumir uma postura serena e aberta, o universo de possibilidades se abrirá para você. Pois você é o grande observador do seu mundo. 
Pense-nisso!!!! PAZ & CONSCIÊNCIA

Um comentário: