sábado, 25 de março de 2017

LIBERE A SABEDORIA DO CORPO

 
O corpo tem uma grande sabedoria. Libere-a. Deixe que o corpo siga cada vez mais sua própria sabedoria. E, sempre que tiver tempo, simplesmente relaxe. Deixe que a respiração siga um ritmo natural.

Nosso hábito de interferir tornou-se tão entranhado que não conseguimos nem respirar sem intervir nisso. Se observar a respiração, vai perceber no mesmo instante que já começou a interferir - você começa a respirar fundo ou a expirar mais ar.

Não é preciso interferir, de forma alguma. Apenas deixe que a respiração aconteça de modo natural, o corpo sabe do que necessita. Se precisar de mais oxigênio, respirará mais; se precisar de menos oxigênio, respirará menos.

Deixe a respiração por conta do corpo! E, sempre que sentir algum ponto de tensão, relaxe. Muito lentamente ... primeiro comece a relaxar enquanto estiver sentado, descansando; depois, quando estiver ocupado, fazendo alguma coisa.

Se estiver limpando o chão ou ocupado na cozinha ou no escritório, mantenha este estado relaxado. A ação não precisa atrapalhar nesse estado de relaxamento. Assim, suas atividades terão beleza, uma grande beleza. Terão o sabor da meditação.

As pessoas, no entanto, continuam a fazer esforços desnecessários. Algumas vezes, esses esforços funcionam como uma barreira; são problemas que elas mesmas criam.

Basta observar... Existem situações em que, se você forçar, nada conseguirá. Não apresse o rio nem tente nadar correnteza acima. O rio corre para o mar naturalmente - seja apenas parte dele, parte da sua jornada. Ele o levará ao ponto final.

Se relaxar, descobriremos; se não relaxarmos, não descobriremos. O relaxamento torna-se a porta para essa grande descoberta - a iluminação.

Osho, em "Corpo e Mente em Equilíbrio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário