terça-feira, 29 de agosto de 2017

A Cura Pela Mente

A Cura Pela Mente

Uma mente em conflito induz o cérebro a produzir substâncias altamente nocivas que geram doenças enquanto que uma mentalidade harmonizada pode restaurar a saúde e produzir a cura.

Estudiosos afirmam que cerca de setenta por cento das doenças têm origem psicossomática, ou seja: o que pensamos e sentimos pode gerar afecções em órgãos e tecidos. Como eu sou mais radical nesse sentido, elevaria essa percentual para noventa. Mas, deixando de lado a minha concepção pessoal, vou analisar isso sob a ótica dos céticos doutores da ciência convencional.


Setenta por cento já é um número alto. O suficiente para acender o alerta vermelho. Esses números mostram o quanto precisamos repensar a nossa maneira de viver. Levam-nos a tomar ciência de que pensamentos e sentimentos negativos acumulados criam consequências que vão muito além do plano mental e psíquico.

O stress derivado de conflitos emocionais é apenas a primeira reação sintomática de uma série de consequências indesejáveis que afetam todo o nosso sistema orgânico, criando enfermidades consistentes.

Situações mal resolvidas, palavras não ditas, palavras mal ditas, rancores, ressentimentos, mágoas e tristezas são como gotas de veneno instiladas em nossas veias em momentos de forte tensão emocional.

Sempre que há um sentimento negativo potencial em ação na nossa mente, o nosso corpo é induzido a produzir uma série de hormônios e substâncias nocivas. Isso pode ser comprovado cientificamente. Basta medir os níveis hormonais e a pressão arterial de alguém que está vivenciando uma situação conflitante. Tudo alterado!

Uma coleta do sangue momento feita num momento de tensão e conflito vai mostrar que hormônios como adrenalina e noradrenalina são liberados em grandes quantidades na corrente sanguínea provocando efeitos devastadores para o sistema imunológico. Outro hormônio liberado nessas circunstâncias é o cortisol, que faz o organismo armazenar triglicérides, uma gordura que altera a resposta orgânica aos receptores de insulina, o que faz com que tal hormônio se encaixe como deveria. Tal condição pode levar ao diabetes, bem como alterar a função dos leucócitos que são as nossas células de defesa, deixando-nos à mercê de muitos vírus e bactérias oportunistas.



Há ainda uma série de efeitos clássicos vivenciados em situação continuada de tensão emocional, tais como: rigidez muscular, dor de cabeça, disfunções na tireoide, disfunção erétil, frigidez, queda da energia corporal, gastrites, dermatites e dezenas de outros problemas. Seria preciso escrever um livro inteiro só para descrever os males que podem ser desencadeados a partir de emoções somatizadas pela nossa mente.

Ops! Calma! Não criemos pânico.

Uma situação negativa isolada não pode – nem deve – ser considerada como ponto de partida para a geração de enfermidades. O que realmente provoca a ruptura do nosso equilíbrio orgânico é a frequência das tensões e conflitos que nos ocorrem. E, mais do que isso, a forma como reagimos mentalmente a tudo isso.

A boa notícia é que, concomitantemente à ação do médico e do tratamento convencional, a grande maioria das doenças pode ser tratada, no nível da mente e da emoção. Em outras palavras, podemos fazer a nossa parte no processo de restauração ou de manutenção da nossa saúde mediante uma mudança em nossa maneira de agir e, principalmente, de reagir aos fatos, eventos e experiências que vivenciamos ao longo da vida.

Se você estiver com a saúde debilitada, tá na hora de ponderar sobre o que de fato importa. E tomar a sábia decisão de priorizar o lado bom de todas as coisas. Caso esteja tudo bem, nem por isso pode baixar a guarda. Aja rumo a uma positividade sempre crescente. Faça uma faxina interior livrando-se rapidamente de tudo aquilo que possa trazer danos futuros.

Cuide-se, Aprendiz!
Francisco Ferreira, O Aprendiz


http://www.academiadoaprendiz.com.br


╚══❘►Venham conhecer comunidade do Portal Arco Íris no facebook o link é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário