terça-feira, 15 de novembro de 2016

Níveis do Reiki

Níveis do Reiki Como quase tudo no Japão existe uma organização, não poderia ser diferente no Reiki. Tradicionalmente os discípulos eram divididos em graus ou classes, tratados de maneira semelhante. Usui Sensei ensinava o Reiki em três graus diferentes: Shoden "初伝", Okuden "奥伝", Shinpiden "神秘傳" (Shihan-Kaku "師範格", Shihan "師範"). Dentro desses graus existiam subdivisões. Muito mais orientado ao estado de iluminação do que nos dias atuais.

Atualmente existem diferentes níveis ensinados, variando seu número de acordo com o sistema e/ou escola. Em grande parte no ocidente o Reiki é ensinado em três níveis distintos, existindo um suplementar para quem pretenda vir a ensinar. Existindo variações no ensino de acordo com o professor (shihan).
As divisões dos níveis e suas diferenças entre os sistemas não determinam sua qualidade, depende muito de quem ensina. Mesmo o shihan ensinando a verdade dentro do Reiki, com dedicação e amor, não são todos os alunos que vão seguir essa verdade. Por experiência percebemos que a ansiedade de cursar um nível após o outro é um grande empecilho. O Reiki é um método que necessita de vivencia e dedicação nas práticas para devida compreensão, só assim pode ser evitado o despreparo.

Então pode muito bem o shihan criar subdivisões e/ou aumentar a carga horária e/ou criar um pré-requisito de vivencia em um nível antes de prosseguir para outro. Tudo isso para o aluno assimilar os conhecimentos e ter a experiência tão necessária. O shihan tem o livre arbítrio de sua forma de ensinar, desde que respeite o aluno, a egrégora do Reiki e seus shihan anteriores representados na linhagem. Evitando energias e outros métodos adjacentes dentro do Reiki-ho. Não fazendo desse maravilhoso sistema de amor e compaixão algo comercial, aonde o suposto "mestre" alimenta a fama, a ganancia, e muitas coisas temerárias que podem ser danosas.

A respeito de nós, adotamos o ensino mais tradicional, divido em 3 níveis, mais um suplementar, que seguem:

Nível 1 - Shoden

No ocidente é conhecido como "O Despertar", também chamado de físico. Inicia o processo de restauração da habilidade natural de cura do praticante e abre o caminho para o seu desenvolvimento. Tem a obtenção da capacidade de canalizar a energia salutar do Reiki para tratamentos presenciais.

Nível 2 - Okuden

No ocidente é conhecido como "A transformação". Neste nível o praticante recebe outro Reiju (sintonização) reforçando a ligação de dimensão maior, aumentando o fluxo energético e transcendendo as mãos físicas. Aprende-se técnicas tornando-se mais ativo nos tratamentos. Aprendendo três shirushi (símbolos) do Reiki e seus respectivos Jumon (mantra). Tratamento a distância e o tratamento para maus hábitos se destacam neste nível.

Nível 3A - Shinpiden

No ocidente é conhecido como "Mestre de Si" ou "A realização". O praticante de Reiki recebe outro Reiju (sintonização). Aprende-se mais técnicas beneficiando diversas pessoas ao mesmo tempo. Inicia-se a intensificação para o desenvolvimento espiritual, fazendo-o lembrar cada vez mais de sua verdadeira essência. Aprende-se outro shirushi (não tradicional) e seu devido uso. O praticante também é estimulado a começar o processo de transcendência dos shirushi.

Nível 3B - Shihan-Kaku / Shihan

No ocidente é conhecido como "Mestrado". Neste último nível o pretendente torna-se um assistente, aonde a prática é aprofundada. O mesmo acompanha diversos cursos e encontros. Só é ensinado presencialmente e para aqueles que adquiriu com o tempo e disciplina: conhecimento, desenvolvimento e considerável aumento de energia. Vencendo cada vez mais a si mesmo com propósitos maiores. Deixamos claro que este nível não é ensinado para todos.

Intervalo entre os níveis

Se faz necessário compreender e "dominar" o nível atual antes de querer realizar o nível seguinte. Analisando sempre a necessidade e propósito. Principalmente para o nível 3A aonde o trabalho interior é intensificado. Por estes motivos não existe um tempo determinado, os percursos são diferentes para cada indivíduo. Paciência é necessária, trilhando com o Gokai no coração. 


 por Eduardo F. Fonseca


Agradecemos a inclusão deste blog em seu compartilhamento.
Honre o Divino em você, honrando o Divino nos outros.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário