quinta-feira, 30 de março de 2017

COLESTEROL

Segundo a Louise Hay, problemas com colesterol são pessoas com tendências a sufocar momentos de alegria. Medo de aceitar a alegria.
Sentem medo da felicidade, pois acreditam que algo vai acontecer e acabar com tudo, que não são merecedores.

Novo Padrão Mental para cura: "Escolho amar a vida. Deixo as janelas da alma bem abertas para receber todas as alegrias. É seguro receber. Eu mereço receber tudo que é bom!!!"

Lembre-se que o sangue representa a alegria de viver, quando temos qualquer problema no sangue, mostra que estamos com pouca vitalidade ( sem energia, cansado) e o colesterol dificulta a circulação do sangue(alegria) pelo nosso corpo.


 
Colesterol - O que é?
O que é o Colesterol
Por que é importante entender o colesterol?
Quais são os tipos de colesterol?
Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?
Quem deve dosar o colesterol?
Quais são as causas do aumento do nível de colesterol?
Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol?
Alguns fatores que você pode controlar
Fatores que você não pode controlar
Será que o meu nível de colesterol é alto?
Como posso controlar o meu colesterol?
Por quanto tempo deve ser feito o tratamento?


O que é o Colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

Por que é importante entender o colesterol?
Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).

Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quais são os tipos de colesterol?
Existem 2 tipos de colesterol no sangue. O LDL colesterol (low density lipoprotein) também chamado de "mau" colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL-C, maior o risco de problemas.

O HDL colesterol (high density lipoprotein), também chamado de "bom" colesterol, transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Quais os níveis adequados de colesterol no sangue?
Desejável Limítrofe Aumentado
Colesterol total <200 mg/dl 200-239 mg/dl >240 mg/dl
LDL-C <130 mg/dl 130-159 mg/dl >160 mg/dl
HDL-C: Proteção Padrão normal Risco
Homem 55 mg/dl 35-54 mg/dl <35 mg/dl
Mulher 65 mg/dl 45-64 mg/dl <35 mg/dl

Quem deve dosar o colesterol? Todos os adultos acima de 20 anos e qualquer pessoa com antecedentes familiares ou que já apresentou alguma manifestação de arteriosclerose. Quais são as causas do aumento do nível de colesterol? Existem uma série de fatores que promovem elevação do colesterol. Alguns são modificáveis, pois relacionam-se ao estilo de vida do indivíduo (dieta ou exercício, por exemplo). Outros são inerentes e não podem ser modificados (hereditariedade).

Quais os alimentos que produzem aumento de colesterol? Só encontramos colesterol nos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada. Assim o colesterol está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados. Outras fontes de gordura saturada:
• Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes. •
Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê. As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas e engordar devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol Alguns fatores que você pode controlar • Exercícios Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C e reduzir o LDL-C, perder peso e controlar a pressão arterial. Discuta com o seu médico qual o melhor exercício para você.

• Dieta balanceada O excesso de peso, especialmente a gordura abdominal (barriga), aumenta uma outra substância gordurosa chamada triglicérides. Além disso reduz o nível de HDL-C e aumenta o LDL-C.

• Peso O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL ("mau") colesterol. A perda de peso pode ajudar a diminuir o LDL-C e aumentar os níveis de HDL ("bom") colesterol. Fatores que você não pode controlar

• Sexo Homens têm maior risco de apresentar colesterol elevado que as mulheres. Mas depois da menopausa, o LDL-C da mulher aumenta e o HDL-C diminui.

• Idade O colesterol aumenta com a idade. Nos homens isso ocorre a partir dos 45 anos e nas mulheres a partir dos 55 anos

• Hereditariedade Os genes podem influenciar o nível do LDL ("mau") colesterol através da velocidade com que o mesmo é produzido e removido do sangue.

Será que o meu nível de colesterol é alto?
Normalmente a elevação dos níveis do colesterol não provoca sintomas. O primeiro sinal pode ser um ataque do coração.
A única forma de saber o seu colesterol é através de exame de sangue. Pergunte ao seu médico. Como posso controlar o meu colesterol?
Através de uma alimentação balanceada, da perda de peso (se você for obeso) e da realização de exercícios físicos você estará colaborando para que o seu colesterol esteja dentro dos níveis normais.

Lembre-se, entretanto, que qualquer uma destas condutas só poderá ser tomada junto com o seu médico. Às vezes, apesar de tudo isso, o colesterol pode permanecer elevado. Poderá então ser necessária a administração de algum medicamento redutor de colesterol, que somente poderá ser prescrito pelo seu médico.

Por quanto tempo deve ser feito o tratamento? De forma semelhante a de outros problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, o tratamento das alterações do colesterol deve ser mantido por toda a vida. Tanto os cuidados com a alimentação e exercícios, como o uso de medicamentos, deverão ser empregados por tempo indeterminado.
Fonte: Novartis

Nenhum comentário:

Postar um comentário